A CNBB e os Missionários no ambiente digital
Inspirada pela primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, ocorrida de 4 e 28 de outubro de 2023, em Roma, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) compromete-se a apoiar as pessoas que evangelizam no ambiente digital, garantindo reconhecimento, formação e acompanhamento aos que já estão ativos, e facilitando a interação entre eles.
A terceira parte do Relatório Síntese do Sínodo traz o título: “Tecer laços, construir comunidade”, no capítulo 17, intitulado: “Missionários no ambiente digital”, ressalta que a cultura digital não é apenas uma área separada da missão, mas sim uma dimensão essencial do testemunho da Igreja na cultura contemporânea. Por essa razão, assume um significado especial em uma Igreja sinodal.
Vale lembrar que dentro do processo sinodal, as iniciativas do Sínodo digital (Projeto “A Igreja escuta-te”), mostram as potencialidades do ambiente digital em chave missionária, a criatividade e a generosidade das pessoas que aí se empenharam e a importância de lhes dar formação, acompanhamento, possibilidades de confronto entre pessoas semelhantes e colaboração.
Hoje, portanto, é nossa responsabilidade alcançar a cultura atual em todos os lugares onde as pessoas buscam sentido e amor, inclusive em seus smartphones e tablets. Como missionários, partimos com Cristo em direção a novos territórios, sendo guiados e impulsionados pela ação do Espírito Santo.